ESC 2021: consumo de café leve a moderado pode estar relacionado a benefício cardiovascular

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Bebida queridinha dos brasileiros, o café foi associado a benefício cardiovascular, com um menor risco de derrame e morte por doença cardiovascular em um estudo apresentado no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021).

Aqueles que consumiam 0,5 a 3 xícaras por dia, considerado um consumo leve a moderado, apresentaram riscos 21% menor de acidente vascular cerebral (razão de risco [HR] = 0,79; p = 0,037), 17% menor de morte por doença cardiovascular (HR = 0,83, p = 0,006) e 12% menor para morte por todas as causas (HR= 0,88, p <0,001) em comparação com pessoas que não bebem (<0,5 xícara por dia).

grãos de café, relacionado a benefício cardiovascular

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Café e benefício cardiovascular

O estudo observacional incluiu 468.629 participantes do UK Biobank sem sinais de doença cardíaca no momento do recrutamento. A média de idade foi de 56,2 anos e 55,8% eram mulheres.

Os indivíduos foram divididos em três grupos, de acordo com a ingestão usual de café: sem consumo regular (22,1%), leve a moderado (0,5 a 3 xícaras/dia; 58,4%) e alto (mais de 3 xícaras/dia; 19,5%). O acompanhamento médio foi de 11 anos.

Entre os selecionados, aqueles que consumiam o produto bebiam principalmente café instantâneo (55%), seguido de café filtrado/moído (23%), descafeinado (20%) ou outros tipos de café (2%).

Usando modelos multivariáveis, os pesquisadores estimaram a associação do consumo diário de café com os incidentes. As análises foram ajustadas para fatores que poderiam influenciar a relação, incluindo idade, sexo, peso, altura, tabagismo, atividade física, hipertensão, diabetes, nível de colesterol, nível socioeconômico e ingestão habitual de álcool, carne, chá, frutas e legumes.

Leia também: Café está ou não associado ao aumento do risco de arritmias?

Para examinar os potenciais mecanismos subjacentes, os pesquisadores investigaram a associação entre a ingestão diária de café e a estrutura e funcionamento do coração, utilizando dados de 30.650 participantes por meio de ressonância magnética cardíaca, exame considerado padrão-ouro para esse fim. Nesta análise, aqueles que faziam consumo leve a moderado diário de café também apresentaram corações mais saudáveis ao final dos 11 anos.

Conclusões

O estudo apresentado foi um dos maiores realizados para este fim, e sugeriu benefício cardiovascular naqueles que consomem café de meia a três xícaras por dia. Outros trabalhos são necessários entender os mecanismos pelos quais essa relação pode se estabelecer.

Por outro lado, aqueles que consumiam mais de três xícaras (consumo alto) não apresentaram diferenças significativas em relação aos que não consumiam café. Além disso, nenhum dos grupos que consumiam café tiveram resultados melhores que o que não consumia quando avaliados os riscos de infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Veja mais do ESC 2021:

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar