ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

O estudo Salt Substitute and Stroke Study (SSaSS) teve como objetivo comparar o uso do sal de cozinha tradicional versus um substituto industrializado, que poderia conferir sabor mas com menor quantidade de sódio e maior de potássio.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo e a hipertensão arterial sistêmica é o fator de risco mais comum. Entre os desfechos cardiovasculares maiores (morte, AVC e IAM), o acidente vascular cerebral é o mais influenciado pelos valores da pressão arterial.

Por outro lado, a pressão arterial tem correlação direta com o consumo de sódio. Estudos populacionais mostram que o consumo de sal, em especial na população ocidental, é muito acima dos 2g sódio (ou 6g sal cozinha) recomendados por dia.

vidro de substituto do sal

Substituto do sal

O estudo Salt Substitute and Stroke Study (SSaSS) teve como objetivo comparar o uso do sal de cozinha tradicional versus um substituto industrializado, que poderia conferir sabor mas com menor quantidade de sódio e maior de potássio. Foram incluídos 20.995 pacientes com mais de 60 anos de idade e hipertensão não controlada, em áreas rurais da China, e randomizados para “sal substituto” versus “sal convencional”.

Não houve cegamento. O desfecho primário foi MACE e os pesquisadores monitoraram, por segurança, o nível sérico de potássio.

A população teve idade média 65 anos, 49,5% mulheres, 88% com hipertensão prévia e 72% com passado de AVC (portanto, uma população de maior risco), com um acompanhamento médio de 4,7 anos. O grupo de intervenção apresentou um risco 14% menor de MACE e 12% menos na mortalidade, sem aumento significativo na hipercalemia.

Como mensagem prática, este estudo, com gigantesco número de pacientes, reforça que na população idosa e hipertensa, a redução do consumo de sódio e a promoção do consumo moderado de potássio é capaz de reduzir o risco de eventos cardiovasculares e morte.

Veja mais do ESC 2021:

Referências bibliográficas:

  • Neal B, et al. Effect of Salt Substitution on Cardiovascular Events and Death. New England Journal of Medicine. August 29, 2021 DOI: 10.1056/NEJMoa2105675
  • Roth GA, et al. Global Burden of Cardiovascular Diseases and Risk Factors, 1990–2019: Update From the GBD 2019 Study. Journal of the American College of Cardiology. Volume 76, Issue 25, 22 December 2020, Pages 2982-3021 https://doi.org/10.1016/j.jacc.2020.11.010

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.