ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo e a hipertensão arterial sistêmica é o fator de risco mais comum. Entre os desfechos cardiovasculares maiores (morte, AVC e IAM), o acidente vascular cerebral é o mais influenciado pelos valores da pressão arterial.

Por outro lado, a pressão arterial tem correlação direta com o consumo de sódio. Estudos populacionais mostram que o consumo de sal, em especial na população ocidental, é muito acima dos 2g sódio (ou 6g sal cozinha) recomendados por dia.

vidro de substituto do sal

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Substituto do sal

O estudo Salt Substitute and Stroke Study (SSaSS) teve como objetivo comparar o uso do sal de cozinha tradicional versus um substituto industrializado, que poderia conferir sabor mas com menor quantidade de sódio e maior de potássio. Foram incluídos 20.995 pacientes com mais de 60 anos de idade e hipertensão não controlada, em áreas rurais da China, e randomizados para “sal substituto” versus “sal convencional”.

Não houve cegamento. O desfecho primário foi MACE e os pesquisadores monitoraram, por segurança, o nível sérico de potássio.

A população teve idade média 65 anos, 49,5% mulheres, 88% com hipertensão prévia e 72% com passado de AVC (portanto, uma população de maior risco), com um acompanhamento médio de 4,7 anos. O grupo de intervenção apresentou um risco 14% menor de MACE e 12% menos na mortalidade, sem aumento significativo na hipercalemia.

Como mensagem prática, este estudo, com gigantesco número de pacientes, reforça que na população idosa e hipertensa, a redução do consumo de sódio e a promoção do consumo moderado de potássio é capaz de reduzir o risco de eventos cardiovasculares e morte.

Veja mais do ESC 2021:

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Neal B, et al. Effect of Salt Substitution on Cardiovascular Events and Death. New England Journal of Medicine. August 29, 2021 DOI: 10.1056/NEJMoa2105675
  • Roth GA, et al. Global Burden of Cardiovascular Diseases and Risk Factors, 1990–2019: Update From the GBD 2019 Study. Journal of the American College of Cardiology. Volume 76, Issue 25, 22 December 2020, Pages 2982-3021 https://doi.org/10.1016/j.jacc.2020.11.010
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar