Leia mais:
Leia mais:
ISICEM 2022: aspergilose em CTI
Check-up Semanal: procedimentos estéticos dermatológicos, broncodilatadores na bronquiolite e mais! [podcast]
Aspergilose pulmonar associada à Covid-19
Infecções fúngicas na Covid-19: como identificar e quando notificar?
Caspofungina como profilaxia de doença fúngica invasiva

ISICEM 2022: aspergilose em CTI

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No dia 24 de março, durante o 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022), na Bélgica, o professor Thierry Calandra, do Centre Hospitalier Universitaire (Suiça), palestrou sobre os principais pontos da aspergilose na UTI.

Ele iniciou sua explanação falando sobre o espectro de síndromes relacionadas ao aspergillus:

  • Colonização de árvore pulmonar
  • Aspergilose broncopulmonar alérgica ( hipersensibilidade)
  • Aspergiloma ( colonização saprofítica de cavidades pulmonares)
  • Aspergilose superficial (pele, ouvido, unha córnea)
  • Aspergilose invasiva:

– Sinusiopatia
– Traqueobronquite
– Aspergilose pulmonar crônica
– Infecção disseminada

Aspergilose invasiva no CTI 

Boa parte da apresentação foi focada em aspergilose invasiva no CTI, que tem uma definição problemática, principalmente por causa da dificuldade em distinguirmos aspergilose invasiva de colonização. Além de haver cenários diferentes para definição. O palestrante sugeriu algumas referências para esclarecer essas questões:

Até o momento, não há critérios de consenso sobre como definir aspergilose invasiva na população de UTI, embora vários critérios sejam usados, incluindo os critérios AspICU e novos critérios de consenso para categorizar a aspergilose pulmonar associada à covid-19 (CAPA).

Quais seriam os testes para diagnóstico de Aspergilose Invasiva? 

Há alguns exames que podem ajudar na hora de esclarecer o diagnóstico:

  • Histologia: no exame microscópico direto, o aspergillus é estreito (3–12 µm de largura) com septo, hifas hialinas, ramificadas em ângulo agudo com ramificação de 45 graus.
  • Cultura: demorado, especificidade 20-70%;
  • Galactomanana: o teste “padrão-ouro” para o diagnóstico de AI, particularmente em pacientes críticos. Pode dar falso positivo em pacientes usando antibióticos (amoxicilina-clavulanato, piperacilina-tazobactam e cefepima),
  • PCR: Em geral, a sensibilidade combinada e especificidade da PCR do sangue são 79% e 80% para um único resultado de teste positivo e 60% e 95% para dois testes positivos consecutivos. Ainda assim, a PCR apresenta várias limitações. Por exemplo, o teste de PCR varia em metodologia, padronização e desempenho em todas as configurações.
  • Lateral flow assay (LFA) e lateral flow device (LFD): testes point-of-care, uso simples, resultado 1h. No cenário da UTI, o LFD do fluido de lavado broncoalveolar (LBA) tem uma sensibilidade combinada de 64% e especificidade de 85%.

Aspergilose pulmonar em pacientes com covid-19

A aspergilose pulmonar associada à covid-19 (CAPA) está associada a aumento de mortalidade e requer broncoscopia e LBA para o diagnóstico. O Dr Thierry Calandra terminou com dicas sobre a abordagem de aspergilose em pacientes com covid-19, baseadas neste artigo.

  • Não é recomendada a profilaxia com antifúngico em pacientes em ventilação mecânica;
  • Iniciar antifúngico em pacientes com traqueobronquite por aspergilose invasiva confirmada. Voriconazol é a primeira linha de tratamento.

Mais do ISICEM 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.