AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil

Um estudo apresentado na AAP 2021 examinou a associação da duração e exclusividade da amamentação com asma infantil e sua gravidade.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O papel da amamentação na asma infantil é controverso há muito tempo. A maioria das pesquisas se refere a países desenvolvidos com escassa literatura disponível em países em desenvolvimento como a Índia, onde um fenótipo diferente de asma é prevalente. Além disso, a pandemia de Covid-19 aumentou ainda mais a ansiedade das mães em amamentar seu filho.

Um interessante estudo da Armed Forces Medical College da Índia, publicado na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, examinou a associação da duração e exclusividade da amamentação com asma infantil e sua gravidade, medida pelo Pico de Fluxo Expiratório (PFE).

mulher amamentando bebê e risco de asma

Amamentação e asma

Métodos: foi conduzido um estudo de caso-controle em Pune, Índia. Foram incluídas 180 crianças com asma (casos) e 180 sem (controles). Um questionário padronizado registrou dados demográficos, anamnese e de amamentação. As leituras do PFE foram obtidas de cada criança.

A regressão logística condicional e a regressão linear foram utilizadas para explorar a associação da amamentação com asma e PFE, respectivamente.

Resultados

A duração média da amamentação entre os casos foi de 5 meses em comparação com os controles de 9 meses. A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre as mães foi de 60% (50% entre os casos e 69% entre os controles). O aleitamento materno exclusivo foi associado a 46% menos chance de ter asma. A duração da amamentação foi significativamente associada à menor probabilidade de ter asma e um aumento de 1 mês na duração da amamentação foi associado a 23% de redução do risco da doença.

As chances de asma materna, tabagismo paterno e tabagismo materno foram maiores entre crianças com asma em comparação com crianças sem asma. O peso da criança e a duração da amamentação estavam negativamente associados ao PFE. História asmática materna, alergias associadas, tabagismo paterno e escolaridade dos pais foram positivamente associados com PFE para a amostra geral.

Conclusão

O aleitamento materno exclusivo e prolongado mostrou fatores de proteção para o desenvolvimento de asma. Concluindo que a promoção do aleitamento materno e a cessação do tabagismo devem ser uma prioridade no controle da asma infantil. Mais pesquisas devem ser realizadas para explorar a correlação negativa encontrada entre a duração e a frequência da amamentação e o PFE.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão