Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: uso de cânula nasal de alto fluxo em crianças com bronquiolite nas enfermarias
Check-up Semanal: variante delta em crianças, AVC e infarto na Covid-19 e mais! [podcast]

AAP 2021: início da alimentação oral em pacientes pediátricos em uso de CNAF

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A cânula nasal de alto fluxo (CNAF) é um suporte ventilatório não invasivo utilizado para tratar insuficiência respiratória aguda (IRA) nas doenças como bronquiolite, asma e pneumonia. 

A alimentação enteral pode ser estabelecida em uso de CNAF, com estudos que validam sua segurança, mas não há diretrizes baseadas na prática para quando essa alimentação pode ser iniciada. 

Um importante estudo apresentado por Mohamed Ghayum, do Bronxcare Health System, teve como objetivo determinar as configurações de CNAF nas quais a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso sem eventos adversos em pacientes admitidos com insuficiência respiratória aguda em sua unidade de terapia intensiva pediátrica.

AAP 2021: início da alimentação oral em pacientes pediátricos em uso de CNAF

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Métodos

Revisão retrospectiva de 621 prontuários foi feita para pacientes internados na UTI pediátrica com IRA com idade entre 1 dia e 21 anos que receberam suporte do CNAF de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Os indivíduos em ventilação mecânica, tiveram alimentação por sonda ou nunca foram alimentados durante o CNAF ou tiveram dieta zero enquanto em cânula foram excluídos. Os indivíduos incluídos foram divididos nas seguintes faixas etárias: 1 dia a ≤ 6 meses,> 6 meses a ≤ 2 anos,> 2 a ≤ 5 anos,> 5 a ≤ 12 anos e> 12 anos a ≤ 21 anos. A configuração de CNAF mediana em que a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso foi determinada por análise univariada. A revisão do prontuário confirmou que os indivíduos aceitaram as alimentações por via oral sem quaisquer eventos adversos. Um teste de Kruskal-Wallis foi usado para avaliar qualquer diferença significativa para as configurações de CNAF em que a alimentação foi iniciada entre as diferentes faixas etárias. A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05. Todas as análises foram realizadas usando SAS v9.4 (SAS Institute Inc., Cary, NC).

Resultados

Um total de 621 prontuários foram revisados. 130 pacientes preencheram os critérios de exclusão. 152 (31%) de 491 indivíduos incluídos constituíam faixas etárias de 6 meses a ≤ 2 anos e 147 (30%) constituíam> 2 a ≤ 5 anos. A proporção de homens:mulheres foi de 1,3: 1. A configuração CNAF mediana em que as alimentações por via oral foram iniciadas com sucesso para diferentes grupos de idade foram 5 L/min por ≤ 6 meses; 6 L/min por> 6 meses a ≤ 2 anos; 8 L/min por> 2 anos a ≤ 12 anos; e 10 L/min por> 12 anos. Há uma diferença estatisticamente significativa nas configurações CNAF medianas em que a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso, com grupos de maior idade iniciando a dieta em configurações mais altas (p < 0,0001).

Conclusão

Este estudo determinou as configurações empíricas de CNAF com base na idade, nas quais a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso, sem quaisquer efeitos adversos na faixa etária pediátrica. Esses achados podem ser usados ​​para orientar a prática padronizada para o início da alimentação oral na UTI pediátrica. 

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar