AAP 2021: início da alimentação oral em pacientes pediátricos em uso de CNAF

A cânula nasal de alto fluxo (CNAF) é um suporte ventilatório não invasivo utilizado para tratar insuficiência respiratória aguda (IRA).

A cânula nasal de alto fluxo (CNAF) é um suporte ventilatório não invasivo utilizado para tratar insuficiência respiratória aguda (IRA) nas doenças como bronquiolite, asma e pneumonia. 

A alimentação enteral pode ser estabelecida em uso de CNAF, com estudos que validam sua segurança, mas não há diretrizes baseadas na prática para quando essa alimentação pode ser iniciada. 

Um importante estudo apresentado por Mohamed Ghayum, do Bronxcare Health System, teve como objetivo determinar as configurações de CNAF nas quais a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso sem eventos adversos em pacientes admitidos com insuficiência respiratória aguda em sua unidade de terapia intensiva pediátrica.

AAP 2021: início da alimentação oral em pacientes pediátricos em uso de CNAF

Métodos

Revisão retrospectiva de 621 prontuários foi feita para pacientes internados na UTI pediátrica com IRA com idade entre 1 dia e 21 anos que receberam suporte do CNAF de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Os indivíduos em ventilação mecânica, tiveram alimentação por sonda ou nunca foram alimentados durante o CNAF ou tiveram dieta zero enquanto em cânula foram excluídos. Os indivíduos incluídos foram divididos nas seguintes faixas etárias: 1 dia a ≤ 6 meses,> 6 meses a ≤ 2 anos,> 2 a ≤ 5 anos,> 5 a ≤ 12 anos e> 12 anos a ≤ 21 anos. A configuração de CNAF mediana em que a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso foi determinada por análise univariada. A revisão do prontuário confirmou que os indivíduos aceitaram as alimentações por via oral sem quaisquer eventos adversos. Um teste de Kruskal-Wallis foi usado para avaliar qualquer diferença significativa para as configurações de CNAF em que a alimentação foi iniciada entre as diferentes faixas etárias. A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05. Todas as análises foram realizadas usando SAS v9.4 (SAS Institute Inc., Cary, NC).

Resultados

Um total de 621 prontuários foram revisados. 130 pacientes preencheram os critérios de exclusão. 152 (31%) de 491 indivíduos incluídos constituíam faixas etárias de 6 meses a ≤ 2 anos e 147 (30%) constituíam> 2 a ≤ 5 anos. A proporção de homens:mulheres foi de 1,3: 1. A configuração CNAF mediana em que as alimentações por via oral foram iniciadas com sucesso para diferentes grupos de idade foram 5 L/min por ≤ 6 meses; 6 L/min por> 6 meses a ≤ 2 anos; 8 L/min por> 2 anos a ≤ 12 anos; e 10 L/min por> 12 anos. Há uma diferença estatisticamente significativa nas configurações CNAF medianas em que a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso, com grupos de maior idade iniciando a dieta em configurações mais altas (p < 0,0001).

Conclusão

Este estudo determinou as configurações empíricas de CNAF com base na idade, nas quais a alimentação por via oral foi iniciada com sucesso, sem quaisquer efeitos adversos na faixa etária pediátrica. Esses achados podem ser usados ​​para orientar a prática padronizada para o início da alimentação oral na UTI pediátrica. 

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.