CBMI 2018: veja como evitar infecção relacionada ao cateter para DVE

A infecção relacionada à derivação ventricular externa (DVE) foi o tema apresentado no CBMI 2018, na palestra ministrada pela Dra Viviane Cordeiro Veiga. Confira as recomendações:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A infecção relacionada à derivação ventricular externa (DVE) foi um dos temas apresentados no CBMI 2018. A palestra referente ao assunto foi ministrada na última quinta-feira (29 de novembro) pela Dra. Viviane Cordeiro Veiga, médica coordenadora da UTI neurológica do hospital da Beneficência Portuguesa, mestre e doutora pela Unicamp, e presidente do comitê de neurointensivismo da AMIB.

A taxa de infecção pode variar de 0 a 32%, mais comumente abaixo de 10%. Foi sugerida apenas uma dose profilática antes da inserção do cateter. Não há evidência suficiente para escolha do antibiótico específico a ser realizado antes do procedimento, que deve ser feito, de preferência, utilizando-se de dados de antibiogramas locais. Não é recomendável trocar o local do cateter de rotina, observando a permanência pelo menor tempo possível.

Leia mais: Novo cateter percutâneo auxilia no tratamento de pacientes dialíticos

A associação de vancomicina a algum betalactâmico com atividade antipseudomonas (cefepime, ceftazidima, metopenem) é recomendada para tratamento de ventriculite/meningite relacionada à DVE.

Deve-se tratar tal infecção por 10 a 14 dias, alguns especialistas sugerem que a infecção por gram-negativo seja tratada por 21 dias. Atentar para o diagnóstico precoce e remover cateteres na suspeita de infecção.

CBMI 2018

Confira mais publicações sobre a CBMI 2018:

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.