Página Principal > Oncologia > Dia Mundial do Combate ao Câncer: veja as últimas evidências
estetoscopio

Dia Mundial do Combate ao Câncer: veja as últimas evidências

Tempo de leitura: 2 minutos.

No dia 8 de abril é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer, criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Para essa data, a PEBMED preparou uma lista para te manter atualizado sobre os últimos artigos e guidelines publicados em 2018:

Apesar de grande parte dos exames diagnósticos usarem doses de radiação relativamente baixas, fica a dúvida: a exposição repetida a exames diagnósticos com baixas doses de radiação poderia aumentar o risco de câncer de tireoide? Veja aqui em nosso artigo.

“As associações entre o uso de anticoncepcionais orais e os cânceres de ovário, endométrio, mama e colorretal são alterados por características modificáveis no estilo de vida?”, essa foi a pergunta que pesquisadores objetivaram responder em novo artigo do JAMA Oncology. Leia aqui o resultado desse estudo.

Rastrear a população assintomática, sem fatores de risco, para neoplasia de ovário é efetivo para redução da mortalidade por esta doença? Saiba aqui.

A hipótese de pesquisadores da UNICAMP era que ZIKV provocaria morte celular em glioblastomas através de alterações metabólicas induzidas pela infecção viral. Entenda mais clicando aqui.

Pacientes oncológicos têm sua imunidade comprometida, o que os torna mais suscetíveis a infecções do que a população em geral, bem como têm resposta menos efetiva aos antimicrobianos. Clique aqui e saiba orientá-los.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou recentemente quatro novos medicamentos para o tratamento de câncer. Veja aqui quais são e suas indicações.

A U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF) atualizou suas diretrizes para prevenção do câncer de pele em crianças e adultos. Veja aqui as novas recomendações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.