Leia mais:
Leia mais:
Mão-pé-boca: doença do verão
Ouça o que foi destaque em pediatria em 2021!
Retrospectiva 2021 – Pediatria
Exposição vertical ao HIV: caso clínico e principais cuidados [podcast]
Novidades em prescrições de enfermagem! [Blog do Nurse]

Retrospectiva 2021 – Pediatria

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O ano de 2021 foi marcado por uma grande produção científica e um enorme avanço nas pesquisas em Pediatria. Covid-19, síndrome inflamatória multissistêmica e sepse estão entre os temas pediátricos mais acessados no Portal.  Nesse texto, faço uma retrospectiva de Pediatria com os quinze relevantes conteúdos produzidos por nossa equipe de Pediatria. Desejo uma excepcional leitura a todos e lembrem-se de compartilhar com sua equipe!

2021 foi marcado por uma grande produção científica e um enorme avanço nas pesquisas em Pediatria. Veja a retrospectiva de pediatria!

Retrospectiva Pediatria 2021

  1. Revisão sistemática e meta-análise avaliam os critérios para sepse em pediatria

As infecções são responsáveis por 26,5% da carga global de doenças e 25% dos óbitos em crianças em todo o mundo. No entanto, as manifestações clínicas dessas infecções variam de sintomas mínimos, a falência de múltiplos órgãos e morte. As definições atualmente aceitas de sepse, sepse grave e choque séptico foram desenvolvidas e refinadas usando diferentes critérios para ajudar a identificar, tratar e estudar pacientes com infecções que apresentam maior risco de morbidade e mortalidade significativas. Todavia, variáveis específicas que identificam pacientes pediátricos com sepse e seus desfechos nunca haviam sido rigorosamente avaliados em uma revisão sistemática.

  1. O que é preciso saber sobre as vacinas contra Covid-19 em crianças?

Em 5 de novembro, por meio de artigo publicado no JAMA, os pesquisadores William Moss e Jennifer Nuzzo (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health) e Lawrence Gostin (O’Neill Institute for National and Global Health Law, Georgetown University) esclareceram as maiores dúvidas sobre o que pais, profissionais e legisladores precisam saber sobre a vacinação contra Covid-19 em crianças.

  1. Corticosteroides orais em crianças associado a sangramento gastrointestinal, sepse e pneumonia

Em um importante estudo conduzido em Taiwan, pesquisadores concluíram que “explosões” de corticosteroides orais em crianças, comumente prescritos em condições respiratórias e alérgicas, estão associadas a um risco 1,4 a 2,2 vezes maior de sangramento gastrointestinal, sepse e pneumonia no primeiro mês após o uso.

  1. Protocolo para anticoagulação em crianças com MIS-C: orientações da ACTION

Em junho de 2021, foi publicado no periódico Pediatric Cardiology um protocolo de anticoagulação voltado para crianças com síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria (MIS-C). O protocolo foi produzido pelo Advanced Cardiac Therapies Improving Outcomes Network (ACTION), um grupo colaborativo e multidisciplinar que inclui especialistas norte-americanos em anticoagulação pediátrica. O documento estabelece quais crianças deverão ser submetidas a anticoagulação dentro do contexto hospitalar de MIS-C confirmada ou provável.

  1. Podemos utilizar corticoides na síndrome inflamatória multissistêmica em pediatria?

Um estudo britânico publicado no New England Journal of Medicine concluiu que os corticoides podem ser um tratamento eficaz para crianças que desenvolvem síndrome inflamatória multissistêmica.

  1. Estudo mostra que a profilaxia antibiótica secundária reduz a progressão da cardiopatia reumática em crianças

De acordo com um estudo publicado no periódico The New England Journal of Medicine, o uso de profilaxia antibiótica secundária reduziu o risco de progressão da cardiopatia reumática latente (CRL) em dois anos entre pacientes pediátricos de 5 a 17 anos de idade.

  1. Surtos de síndrome mão-pé-boca pelo Brasil: como devemos abordar?

Nesse texto, diante de diferentes reportagens relatando surtos de síndrome mão-pé-boca em diferentes regiões do país em novembro, resumimos os principais pontos dessa enfermidade, com ênfase nas manifestações clínicas que podem auxiliar no diagnóstico.

  1. Como a pandemia de Covid-19 impactou os casos de bronquiolite viral aguda (BVA)?

Um estudo publicado em abril de 2021 na revista Pediatric Pneumology objetivou estimar qual foi o impacto real da pandemia de Covid-19 nos atendimentos de BVA no setor de Emergência.

  1. Probióticos como adjuvantes na aquisição da tolerância à APLV

Trata-se de uma breve e prática revisão sobre o uso de probióticos em quadros de alergia, como a alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Atualmente, a espécie bacteriana probiótica Lactobacillus rhamnosus GG (LGG) tem sido alvo de inúmeros estudos e demonstrou ter potencial para afetar reações imunológicas e prevenir e tratar a inflamação alérgica. O LGG coloniza o sistema intestinal e pode ser isolado nas fezes. Seus efeitos profilático e terapêutico foram demonstrados em bebês com doenças atópicas, especialmente a dermatite atópica suscetível à APLV.

  1. Clampeamento tardio do cordão umbilical versus ordenha do cordão umbilical

Publicado no jornal JAMA Pediatrics, uma revisão sistemática com metanálise demonstrou que o clampeamento tardio do cordão umbilical foi associado a menor mortalidade em prematuros quando comparado ao clampeamento imediato.

  1. AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19

Diversos são os agravos resultantes do uso abusivo das telas, dentre eles pode-se destacar a sua relação direta com a obesidade na infância e adolescência. Um trabalho realizado por pesquisadores do Texas nos Estados Unidos e apresentado no AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, avaliou de forma retrospectiva pacientes com idades entre 12 e 18 anos, que estiveram no serviço de saúde no período pré-pandêmico comparando com um segundo momento, já durante a pandemia.

  1. Recomendações sobre a dieta vegetariana em crianças e adolescentes

Assunto em voga no momento, o vegetarianismo em crianças e adolescentes merece atenção por profissionais que lidam com essas faixas etárias. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) em abril de 2018 acerca do vegetarianismo, 14% dos entrevistados com mais de 16 anos de idade se consideravam vegetarianos, uma proporção que cresceu 6% com relação a dados de 2012, cujo número era 8%. O texto aborda as vantagens e desvantagens da dieta vegetariana em pediatria e comenta sobre as recomendações da  Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

  1. Dia Mundial da Obesidade: eficácia da metformina na obesidade infantil (revisão)

No Canadá, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática para avaliar a eficácia e segurança da metformina com intervenções no estilo de vida, em comparação com um placebo com intervenção no estilo de vida, em crianças e adolescentes com obesidade.

  1. O uso de DMBA e o aumento de lesões oculares em crianças na pandemia

A pandemia de Covid-19 tornou os desinfetantes para as mãos à base de álcool (DMBA) amplamente disponíveis em locais públicos. Um artigo publicado no jornal JAMA Ophthalmology avaliou se o aumento do uso desses produtos está relacionado a um consequente aumento de lesões oculares graves em crianças.

  1. Novo tratamento para incontinência urinária e constipação na pediatria

Um estudo conduzido no Brasil constatou que a estimulação elétrica nervosa transcutânea parassacral (ou eletroneuroestimulação parassacral) trata de maneira eficaz 70% dos casos de disfunção vesical e intestinal na infância.

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.