Página Principal > Cardiologia > TOP 10: os artigos de setembro que você não pode deixar de ler
artigos medicos

TOP 10: os artigos de setembro que você não pode deixar de ler

Tempo de leitura: 3 minutos.

Manter-se atualizado é sempre um desafio para o médico frente a quantidade de informações que são liberadas no mundo da saúde e da medicina. Para te ajudar nessa missão, o Portal da PEBMED publica diariamente as principais novidades que você não pode deixar de saber. Perdeu alguma notícia de setembro? Então, veja abaixo as 10 publicações mais acessadas e compartilhadas do nosso site no último mês!

1. Açaí contaminado: Trypanosoma cruzi é encontrado em 10% das amostras no RJ e PA

O açaí é um alimento bastante consumido, principalmente em regiões de clima quente como Nordeste e Sudeste. Porém, o seu consumo pode estar associado à transmissão da Doença de Chagas por via oral. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou essa semana dados que podem servir de alerta sobre sobre a necessidade de reforço das boas práticas de higiene dos produtos derivados da fruta. Quer saber mais? Clique aqui.

2. Qual eficácia da intubação endotraqueal em parada cardiorrespiratória?

Um estudo realizado nos Estados Unidos, e publicado na Jama Network, analisou os resultados obtidos com a intubação endotraqueal em comparação ao uso de tubo laríngeo e verificou que, nas primeiras 72 horas, o segundo procedimento obteve melhores resultados em pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória. Clique aqui e entenda.

3. Em ensaio clínico, AAS não foi superior ao placebo em reduzir riscos cardiovasculares

A eficácia do ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção primária de eventos cardíacos é controversa. Segundo a pesquisa financiada pela Bayer, o fármaco não se mostrou eficiente em pacientes com risco moderado e ainda aumentou levemente a chance de surgimento de hemorragia gastrointestinal. Entenda mais sobre a pesquisa nesse link.

4. Quiz: homem com dispneia e parestesias em mãos

Um homem de 50 anos apresenta há poucos meses quadro progressivo de dispneia aos esforços, sem relação com decúbito, acompanhado de tosse seca. Além disso, há queixa de parestesias e “cor azulada” nas mãos, principalmente em dias frios. No exame físico, observa-se pele seca e espessada, além da presença de crepitações em bases pulmonares. Qual a hipótese diagnóstica neste caso? Clique aqui e teste seus conhecimentos com o nosso quiz.

5. AAS é eficaz na prevenção de eventos cardiovasculares em diabéticos?

O uso de AAS como profilaxia secundária de eventos cardiovasculares é comprovadamente benéfico e bem estabelecido. Porém, sua utilização como prevenção primária ainda é passível de argumentação. No contexto dos pacientes diabéticos, onde há um risco cardiovascular aumentado, atualmente, as diretrizes europeias sugerem que a aspirina pode ser considerada em uma base individual para a prevenção primária, enquanto a diretriz norte-americana encoraja o uso de maneira mais veemente. Entenda mais aqui.

6. Estatinas não são efetivas na prevenção cardiovascular primária em idosos saudáveis

Em estudo recém-publicado no The British Medical Journal, as estatinas não mostraram benefício na prevenção primária de doença aterosclerótica e mortalidade global em pacientes saudáveis com mais de 75 anos. Clique aqui e veja mais detalhes desse estudo.

7. Caso clínico: paciente com neoplasia hematológica vai a óbito; qual diagnóstico?

Paciente apresentou “pneumonia” há 5 meses; exames detectaram uma neoplasia hematológica. Um dia após iniciar tratamento, vai a óbito. Clique aqui para ver mais do nosso caso clínico exclusivo.

8. Hipertensão: dieta e exercícios diminuem necessidade de medicamento

Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são as melhores armas no controle da hipertensão. Uma vida saudável pode fazer diferença também na necessidade de administração de medicamentos para o controle da doença, principalmente em pacientes obesos. A afirmativa é baseada em um estudo apresentado este mês no Joint Hypertension 2018 Scientific Sessions, evento organizado pela American Heart Association. Clique aqui e veja as conclusões desse estudo.

9. Pressão arterial: o que fazer quando a medida estiver alta?

diretriz americana de hipertensão é bem clara, no paciente assintomático com pressão alta e sem lesão aguda de órgão-alvo, o tratamento e acompanhamento podem ser ambulatoriais. E um novo estudo canadense reforça a segurança desta medida. Saiba mais aqui.

10. ABRAMEDE 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) promoveu em Fortaleza (CE) a 6ª edição do maior Congresso de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico da América Latina. A PEBMED esteve no evento e trouxe com exclusividade as principais novidades. Entre os assuntos abordados, estão hiponatremia, cetoacidose diabética, injúria renal aguda, diálise precoce, DPOC, ATLS 10 e muito mais. Clique aqui e veja todos os artigos da nossa cobertura.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.