Leia mais:
Leia mais:
Top 10 de outubro: Proteína C reativa, guidelines para sepse e muito mais! [infográfico]
CBMI 2021: o manejo da sepse por Covid-19 é diferente?
CBMI 2021: sepse na Covid-19 – quais particularidades e cuidados?
Check-up Semanal: updates sobre câncer de ovário, manejo da asma grave e mais! [podcast]
Revisão sistemática e meta-análise avaliam os critérios para sepse em pediatria

AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nas últimas duas décadas, houve uma diminuição da sepse tardia em prematuros nos países de primeiro mundo. Porém, essa ainda continua a ser uma causa substancial de morbidade e mortalidade, especialmente entre recém-nascidos com idade gestacional extremamente baixa (≤ 28 semanas) (IGEB). O diagnóstico suspeito e o tratamento empírico estão associados à redução da mortalidade.

O objetivo de um estudo da Duke University apresentando na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, foi de definir a frequência atual da sepse tardia em recém-nascidos ≤ 28 semanas e caracterizar a terapia empírica.

bebê prematuro em UTI devido a sepse tardia

Sepse tardia em prematuros

Métodos: estudo de coorte de recém-nascidos de IGEB que receberam alta de mais de 400 unidades de terapia intensiva neonatal do Pediatrix Medical Group de 2009 a 2018, excluindo bebês com anomalias congênitas, alta ou falecida antes do segundo dia de vida ou admitidos após o segundo dia de vida.

A avaliação de sepse de início tardio foi definida como hemocultura obtida após o segundo dia de idade pós natal, ≥1 dia após uma cultura negativa e ≥10 dias de uma cultura positiva. Avaliamos a porcentagem de bebês que iniciaram o uso de antimicrobianos empíricos no momento da avaliação. Estatísticas descritivas e comparativas foram calculadas para cada objetivo.

Resultados

De 47.187 bebês incluídos, 31.457 (67%) tiveram mais que 1 avaliação de sepse tardia e 6720 (21%) tiveram mais que um episódio de sepse de início tardio. A porcentagem de lactentes avaliados e positivos para a sepse foi maior no início da idade gestacional. A variação do número médio de avaliações por bebê por centro variou de 1,3 a 3,9, com variação de porcentagem positiva de 0% a 24%. O maior número de avaliações de sepse ocorreu no sétimo dia de vida. Um máximo de 16% de positividade ocorreu no décimo dia de vida e diminuiu com o aumento da idade pós-natal.

Em comparação com as avaliações negativas, as avaliações positivas foram mais prováveis ​​de ocorrer com bebês em uso de inotrópico (15% vs 9%) e ventilação mecânica invasiva (66% vs 51%). Uma porcentagem maior de bebês com avaliações positivas iniciaram com antimicrobianos empíricos em comparação com bebês com culturas negativas (95% vs 73%). Da mesma forma, mais uso empírico de antifúngicos ocorreu nas avaliações positivas (27% vs 19%).

As escolhas de antimicrobianos empíricos mais prevalentes foram: vancomicina (51%), gentamicina (48%), fluconazol (18%) e ampicilina (14%).

Conclusão

Entre os prematuros de idade gestacional extremamente baixa, a idade gestacional mais precoce e a idade pós-natal estiveram associadas à avaliação do tempo de permanência prolongada e culturas positivas. A maioria dos bebês submetidos à avaliação para sepse tardia iniciou tratamento com antibióticos empíricos.

Estudos adicionais são necessários para avaliar a eficácia e utilidade das práticas atuais para avaliação de tempo de permanência e tratamento empírico.

Mais do AAP Experience 2021:

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.