ACC 2022: asundexian – qual a segurança da nova droga na fibrilação atrial?

O estudo PACIFIC-AF avaliou uma nova droga, asundexian, em comparação apixabana em pacientes com fibrilação atrial.

Outro estudo apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) foi o PACIFIC-AF, cujo ponto central foi avaliar uma nova droga, inibidora do fator XI. Nesta via, seria possível evitar a formação de trombos, mas com menor risco de sangramento em comparação com os anti-Xa (maioria dos NOAC).

A droga em estudo é o asundexian. Nesta pesquisa, foi comparada com apixabana em pacientes com fibrilação atrial, em um ensaio clínico randomizado e duplo cego, com três grupos: apixabana (“controle”), asundexian 20 mg, e 50 mg.

asundexian para fibrilação atrial

Asundexian em teste

Os resultados mostraram 671 participantes, com idade média 73 anos, 40% mulheres, e um ChadsVasc em torno 3,8 a 4,0; um terço da amostra tinha doença renal crônica. O grupo de intervenção (nova droga) mostrou redução clinicamente relevantes nos sangramentos, tanto graves como gerais, com uma redução média em torno 50% (P<0,05).

Já os eventos embólicos foram raros, então não houve diferença estatística entre os grupos, porém o risco de “falso-negativo” não consegue ser totalmente afastado. Não houve efeitos colaterais graves específicos da droga.

Mensagem prática

Uma nova droga, que chega com ótimo background, e agora precisa ser testada em grande escala, para avaliar se a prevenção de eventos tromboembólicos é tão eficaz como os NOAC.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Piccini JP, et al. Safety of the oral factor XIa inhibitor asundexian compared with apixaban in patients with atrial fibrillation (PACIFIC-AF): a multicentre, randomised, double-blind, double-dummy, dose-finding phase 2 study. The Lancet. April 03, 2022 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)00456-1