Leia mais:
Leia mais:
Fórum de Sepse 2022: Gerenciamento de dados do protocolo de sepse
Fórum de Sepse 2022: tratamento de sepse na era da multirresistência
Fórum de Sepse 2022: biologia molecular – aplicações à beira-leito
Fórum de Sepse 2022: vasopressores devem ser iniciados com a fluidoterapia em pacientes com hipotensão?
Fórum de Sepse 2022: Sepse provável ou sepse possível?

Fórum de Sepse 2022: vasopressores devem ser iniciados com a fluidoterapia em pacientes com hipotensão?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No XVIII Fórum Internacional de Sepse, realizado pelo Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) contamos com a participação do Dr. Alexandre Biasi, Diretor do Instituto de Pesquisa Hcor e Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva – BRICNet.

A apresentação do Dr. Alexandre discutiu sobre a possibilidade de início do uso de vasopressores em conjunto com a reposição volêmica no contexto de pacientes em choque séptico.

Com o início precoce do uso de vasopressores é possível aumentar a pressão arterial, tratar o componente de baixo tônus molecular da sepse, aumentar o débito cardíaco (por meio do aumento da pré-carga e da contratilidade miocárdica) e melhorar a circulação. Além disso, teoricamente haveria um uso menor de fluidos intravenosos e tendência a um balanço hídrico mais equilibrado.

Porém, até o momento, há apenas evidências fracas de que o uso de vasopressores em conjunto com a prova volêmica inicial reduziria a mortalidade de pacientes sépticos e mais estudos serão necessários para esta definição.

Mensagem prática

O início do uso de noradrenalina para o tratamento de pacientes em choque séptico não deve ser protelado em função da expectativa de que o paciente responderá a reposição de fluidos. A ideia é que a conduta seja individualizada sempre levando em conta as peculiaridades de cada paciente.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Varpula M, et al. Hemodynamic variables related to outcome in septic shock. Intensive Care Med. 2005 Aug;31(8):1066-71. doi: 10.1007/s00134-005-2688-z. Epub 2005 Jun 23. PMID: 15973520. #Hamzaoui O, et al. Early administration of norepinephrine increases cardiac preload and cardiac output in septic patients with life-threatening hypotension. Crit Care. 2010;14(4):R142. doi: 10.1186/cc9207. Epub 2010 Jul 29. PMID: 20670424; PMCID: PMC2945123. #Li Y, Li H, Zhang D. Timing of norepinephrine initiation in patients with septic shock: a systematic review and meta-analysis. Crit Care 24, 488 (2020). https://doi.org/10.1186/s13054-020-03204-x
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.