Página Principal > Congressos > Retrospectiva PEBMED: veja nosso top 10 dos principais congressos de 2018
PEBMED

Retrospectiva PEBMED: veja nosso top 10 dos principais congressos de 2018

Tempo de leitura: 3 minutos.

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2018) foi realizado recentemente e o Portal PEBMED esteve presente, por meio de nossas colunistas Dayanna Quintanilha e Caroline Mafra, que fizeram uma cobertura completa de tudo o que aconteceu de mais importante no evento. Desde o início de 2018, a PEBMED acompanhou vários eventos e congressos que trouxeram novidades na área médica, como diretrizes atualizadas, novas abordagens, perspectivas e definições.

Além do CBMI 2018, entre os principais eventos que cobrimos durante esses 12 meses se destacam o AHA 2018, o ESC 2018, o ABRAMEDE, o ACC, entre outros. Confira a seguir nossa retrospectiva com 10 artigos scom as novidades apresentadas nos congressos de 2018.

10. AAS na prevenção primária após o ESC 2018: o que mudou?

O congresso da European Society of Cardiology trouxe dois grandes estudos (ARRIVE e ASCEND) que abordam o uso do ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção secundária de eventos cardiovasculares. Os dois levantamentos investigaram os efeitos positivos do fármaco na diminuição nos riscos de IAM e AVC. Confira o resultado dos estudos

9. ESC 2018: você já conhece a nova definição universal de infarto?

Novamente o congresso da European Society of Cardiology figura na lista dos eventos mais lidos de 2018. Desta vez, o destaque vai para a nova definição universal do infarto do miocárdio. O texto tem a finalidade de diferenciar a injúria ou lesão miocárdica do infarto do miocárdio propriamente dito.

Resumidamente, de acordo com a nova definição “injúria ou lesão ocorre quando há apenas elevação dos marcadores de lesão e o infarto quando essa elevação é aguda e acompanhada de isquemia evidente.”

8. AHA/ACC: novas diretrizes para manejo da valvopatia

American College of Cardiology (ACC) publicou um novo guideline para abordagem da valvopatia. Entre os keypoints estão cirurgia para paciente com regurgitação mitral severa ou estenose aórtica grave, TAVR válvula-dentro-da válvula em pacientes com risco cirúrgico elevado e administração de NOACs.

7. Cetoacidose diabética: veja as novidades no manejo [ABRAMEDE 2018]

No ABRAMEDE 2018, a doutora Rachel Teixeira realizou uma palestra sobre o tratamento da cetoacidose diabética. No evento, a palestrante apresentou as definições da doença, como é o diagnóstico e as melhores alternativas terapêuticas para controlar os níveis de cetona no organismo.

6. Como tratar edema agudo de pulmão e choque cardiogênico [ABRAMEDE 2018]

O ABRAMEDE 2018 repercutiu nacionalmente e entre os assuntos mais comentados estão o edema agudo de pulmão e o choque cardiogênico em pacientes críticos. O painel sobre insuficiência cardíaca no congresso abordou de maneira minuciosa as principais características destas condições, além das abordagens terapêuticas mais apropriadas para o manejo do paciente.

5. Insuficiência cardíaca: novas diretrizes da AHA

E falando em insuficiência cardíaca, durante o congresso da American Heart Association a diretriz para o tratamento da doença ganhou uma atualização. Vigente desde 2013, guideline foi atualizado com novas condutas no uso de fármacos como o Sacubitril/Valsartana, a Ivabradina, além da utilização combinada de biomarcadores para o rastreio da doença.

4. O que há de novo no ATLS 10ª edição? [ABRAMEDE 2018]

O congresso da Associação Brasileira de Medicina de Emergência apresentou as novidades da décima edição do Advanced Trauma Life Support (ATLS 10). Entre os novos direcionamentos estão o uso de videolaringoscopia para a IOT, uso do ácido tranexâmico, novos valores para a Escala de Coma de Glasgow e arteriografia para o tratamento da fratura pélvica com choque hipovolêmico.

3. Nova diretriz de hipertensão da ESC 2018

O congresso ESC 2018 divulgou a nova diretriz com as principais recomendações para o tratamento da  hipertensão arterial sistêmica (HAS). O guideline tem foco nas novas práticas em relação à doença, como diagnósticos, estratificação de risco, rastreio e tratamento. Confira o artigo do cardiologista Ronaldo Gismondi sobre o evento.

2. Hipertensão: nova diretriz da AHA muda definição de HAS; veja aqui

Em mais um artigo especial sobre o congresso da American Heart Association, relatamos a mudança de definição da hipertensão arterial sistêmica (HAS), cujos novos parâmetros de PAS são ≥ 130 mmHg e/ou PAD ≥ 80 mmHg. O cardiologista Ronaldo Gismondi comenta os keypoints do guideline da entidade americana.

1. Atualização em hipertensão: novidades do congresso ESC 2018

Na liderança dos artigos mais acessados sobre eventos e congressos está este episódio do nosso PEBMEDCast cujo tema é hipertensão. Apresentado pela cardiologista Érika Campana, o podcast aborda as novas práticas divulgadas no ESC 2018 para o manejo do paciente hipertenso e as recomendações para o uso de fármacos como terapia inicial. Ouça o episódio do podcast na íntegra.

Confira outros artigos da nossa Retrospectiva PEBMED 2018:

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.