ACC 2022: qual o impacto de leaks residuais após oclusão do apêndice atrial?

O estudo LAAO Registry avaliou uma coorte de mais de 50 mil pacientes com oclusor para entender o impacto clínico dos leaks residuais.

Em pacientes com fibrilação atrial e alto risco de sangramento, há uma contraindicação para uso de NOAC. Neste cenário, a oclusão do apêndice (auriculeta) atrial esquerdo é uma opção eficaz para reduzir risco de eventos tromboembólicos. Porém, em alguns casos, pode haver a presença de um leak, um vazamento de sangue ao redor do oclusor, que é considerado relevante quando >= 5 mm. A dúvida é o tamanho do risco para os pacientes e se é necessário uma nova intervenção.

leak após oclusão de apêndice atrial

LAAO Registry

No estudo LAAO Registry, divulgado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), foi apresentada uma coorte com 51.300 pacientes com o oclusor nos Estados Unidos. A maioria (73%) não tem leak, 25,8% com leak até 5 mm, e só 0,7% com leak maior que 5 mm. Os maiores leaks ocorreram em pacientes com maior orifício do apêndice atrial, miocardiopatia e fibrilação atrial permanente.

Os resultados mostraram que a presença de um leak, mesmo pequeno, foi associado com risco 15% maior em eventos tromboembólicos, apesar da taxa absoluta ser pequena (3% de eventos em pacientes sem leak e 3,5% naqueles com algum leak). A mortalidade não foi diferente entre os grupos.

Mensagem prática

O oclusor é eficaz e o ideal é o posicionamento sem leak. Quando isso não é possível, o médico deve avaliar com o paciente o risco x benefício de três opções: tentar reposicionar, deixar como está ou reiniciar anticoagulação – sempre lembrando que o risco absoluto de evento é baixo (3%). Apenas com um ensaio clínico conseguiremos a resposta definitiva para essas opções.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Alkhouli M, et al. Clinical Impact of Residual Leaks Following Left Atrial Appendage Occlusion: Insights From the NCDR LAAO Registry. J Am Coll Cardiol EP. Apr 03, 2022. Epublished DOI: 10.1016/j.jacep.2022.03.001