Leia mais:
Leia mais:
Uso de apixabana na síndrome antifosfolípide (SAF): resultados do estudo ASTRO-APS
ACC 2021: aspirina na prevenção secundária – qual a melhor dose?
Novas indicações para NOACs conhecidos [ACC 2020]
Genéricos de Eliquis (apixabana) são aprovados nos EUA
Twilight: suspender AAS após 3 meses de DAPT com ticagrelor reduz sangramentos

Estudo avalia efeitos da apixabana no paciente com FA e SCA [ACC 2019]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Na síndrome coronariana aguda, está bem estabelecida a indicação de dupla antiagregação plaquetária, com AAS e um inibidor P2Y12 (clopidogrel, prasugrel ou ticagrelor). Da mesma forma, em pacientes com fibrilação atrial e CHA2DS2VASc elevado, há indicação para uso dos NOAC (ou DOAC) como estratégia de prevenção do tromboembolismo. O problema está no paciente com FA, anticoagulado, que tem indicação de colocação de um stent. Estudos anteriores mostram maior risco de sangramento com a chamada “terapia tripla”: AAS, inibidor P2Y12 e NOAC. Diretrizes recentes já vêm sugerindo o uso do clopidogrel como  P2Y12 de escolha e, em pacientes com maior risco de sangramento, o uso apenas do clopidogrel com NOAC. Contudo, faltavam estudos dando evidência a essas recomendações.

No ACC 2019, o estudo AUGUSTUS veio preencher essa lacuna. Seguindo os resultados do PIONEER AF-PCI e do RE-DUAL, a apixabana foi testada em pacientes coronariopatas com indicação para dupla antiagregação plaquetária (DAPT). O desenho do estudo foi 2×2, comparando apixabana vs varfarina e AAS vs placebo; todos os pacientes usaram inibidor P2Y12. Foram recrutados 4614 pacientes, em 33 países, com idade média de 70 anos, 29% de mulheres, ⅓ com SCA + PCI (stent), ⅓ SCA em tratamento clínico e ⅓ com PCI eletiva. O clopidogrel foi o P2Y12 usado em 90% dos casos.

Os resultados:

  • Sangramento
    • Menor risco: apixabana + clopidogrel (sem AAS)
    • Maior risco: varfarina + clopidogrel + AAS
  • Morte ou hospitalização
    • Menor risco: apixabana + clopidogrel (sem AAS)
    • Maior risco: varfarina + clopidogrel + AAS

E isquemia? No AUGUSTUS, a diferença com e sem AAS não foi significativa. Isto é, em teoria, não usar AAS não trouxe maior risco de IAM ou AVC. Contudo, o estudo não teve o poder estatístico necessário para nos dar segurança neste aspecto. Se comparar o risco absoluto, o percentual de eventos isquêmicos foi cerca de 1% maior no grupo sem AAS. Por isso, os próprios autores recomendam outros estudos para avaliar esse risco especificamente.

Leia maisRivaroxabana x apixabana: qual desses NOACs é mais seguro e eficaz?

Qual a mensagem clínica?

Se um paciente com FA apresenta indicação de colocação de stent (PCI) ou sofre uma síndrome coronariana aguda, a apixabana é segura e eficaz na dose plena. Use o clopidogrel como inibidor P2Y12 de escolha. E reserve o AAS como terapia tripla apenas para o paciente com muito baixo risco de sangramento e muito alto risco de isquemia.

ACC 2019: cobertura PEBMED

Neste final de semana, a PEBMED vai trazer as principais notícias do congresso do American College of Cardiology, fique ligado em nosso Portal!

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.