Leia mais:
Leia mais:
Fórum de Sepse 2022: Gerenciamento de dados do protocolo de sepse
Fórum de Sepse 2022: tratamento de sepse na era da multirresistência
Fórum de Sepse 2022: biologia molecular – aplicações à beira-leito
Fórum de Sepse 2022: vasopressores devem ser iniciados com a fluidoterapia em pacientes com hipotensão?
Fórum de Sepse 2022: Sepse provável ou sepse possível?

Fórum de Sepse 2022: biologia molecular – aplicações à beira-leito

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Seguindo a discussão de testes moleculares para diagnóstico na sepse, outra palestra do XVIII Fórum Internacional de Sepse versou sobre suas possíveis aplicações à beira-leito, em diversas situações.

médicos discutindo biologia molecular à beira-leito

Biologia molecular

  • Diversos métodos moleculares estão disponíveis e os estudos que avaliam sua aplicabilidade podem ser heterogêneos por usarem metodologias diferentes. Entre as possibilidades, temos técnicas de PCR, hibridização in situ e MALDI-TOF.
  • Uma revisão sistemática com meta-análise (DOI: 10.1093/cid/ciw649 ) sobre o uso de testes rápidos moleculares em bacteremias encontrou redução no tempo para antibioticoterapia adequada e redução no tempo de permanência, mas redução de mortalidade só foi significativa nos locais em que havia um programa de stewardship de antimicrobianos (ASP) estruturado.
  • Em outro estudo (DOI: 10.1093/cid/civ447 ), comparou-se o uso de cultura clássica, uso de testes moleculares e uso de testes moleculares em associação com programas de ASP. Os grupos com uso de testes moleculares, em comparação com o grupo placebo, esteve associado a redução de tratamento de contaminantes e o uso de antimicrobianos de amplo espectro. Entretanto, aumento de descalonamento ocorreu somente no grupo de teste rápido com ASP.
  • Para casos de pneumonias, o maior impacto parece ser no diagnóstico diferencial de quadros comunitários, principalmente entre agentes bacterianos e virais. Contudo, em um estudo conduzido na emergência de um hospital terciário, o uso dos painéis moleculares respiratórios só impactou na redução de antibióticos quando houve identificação de Influenza, não tendo impacto quando outros vírus foram identificados.
  • Para casos hospitalares, a limitação dos patógenos englobados nos pacotes também limita sua utilidade na identificação de etiologia, uma vez que agentes comumente encontrados nesse contexto, como Acinetobacter baumannii, não estão contemplados nos kits.
  • Uma possível aplicação seria a pesquisa de genes de resistência, permitindo tratamento precoce para germes resistentes. Um estudo chamado INHALE está em andamento para avaliar o uso de painéis moleculares no contexto de pneumonias hospitalares.
  • Para casos de meningite, assim como pneumonias, o uso de painéis moleculares é bem validado para quadros comunitários, mas não em casos pós-operatórios e nem de origem hospitalar.
  • Nos casos de investigação de diarreia, os testes rápidos moleculares mostram-se mais sensíveis do que métodos tradicionais, como a ELISA, para detecção de Clostridioides difficile toxigênico. A interpretação do resultado, contudo, deve ser feita com cautela, uma vez que pacientes podem apresentar-se como portadores assintomáticos e apresentar diarreia por outras causas. O uso dessa ferramenta pode então levar a um excesso de diagnóstico de colite pseudomembranosa, aumentando exposição a antimicrobianos e custos com isolamento e eventos adversos.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.