AAP 2021: estratégias para ansiedade, relação da amamentação com diversos fatores e mais!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, aconteceu nos últimos dias 8 a 11 de outubro e falou de assuntos diversos da pediatria. O time de pediatras do Portal PEBMED acompanhou o evento e trouxe as principais novidades!

Foram apresentados estudos relacionados à pandemia de Covid-19, além de temas como ansiedade, amamentação, asma, bronquiolite por VSR, transtorno por uso de cannabis, abordagens para prematuros, entre outros. Alguns relatos de caso interessantes também foram apresentados.

Confira nosso resumo abaixo!

mão de bebê representando AAP 2021

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

AAP 2021

Os resultados de um estudo, da Universidade de Loyola, apresentado durante o evento relatam que o impacto da Covid-19 na interrupção da rotina de cuidados infantis de saúde foi estatisticamente presente e de forma heterogênea, atingido de forma desigual os diferentes grupos étnicos. A etnia foi associada a uma taxa aumentada de FDSS não atendidos. Veja mais dos resultados aqui.

No trabalho, de um grupo de pesquisadores do Texas, apresentado no AAP 2021, apesar de haver um relato de aumento de mais de 2 horas diárias de tela do período pré-epidêmico para o pandêmico, a relação direta com a prevalência da obesidade não foi estatisticamente significativo. Confira os detalhes do estudo aqui.

No congresso, Carol Cohen Weitzman, médica codiretora do Autism Spectrum Center no Boston Children’s Hospital, apresentou estratégias para tratamento da ansiedade em adolescentes, que ficou maior durante a pandemia. Entre elas, podemos citar: abordagem do pensamento, como solução de problemas e pensamento realístico; abordagem do comportamento, como exposição; e abordagem de sintomas físicos e emoções, como relaxamento e visualização. Veja mais detalhes aqui.

Um estudo da Universidade de Miami avaliou a relação entre a síndrome de Down e a doença de Hirschsprung. O atraso significativo do diagnóstico de doença de Hirschsprung nos pacientes com SD é um ponto importante evidenciado por este trabalho, o que nos gera a reflexão sobre nos antecipar diante tais diagnósticos e suspeições clínicas. Saiba mais do estudo aqui.

Uma revisão sistemática, apresentada no evento, concluiu que a amamentação demonstrou ter um efeito protetor para crianças com bronquiolite por vírus sincicial respiratório (VSR). A Organização Mundial de Saúde recomenda um mínimo de seis meses de amamentação exclusiva para proteção imunológica máxima contra infecções virais em bebês. Veja mais aqui.

O estudo apresentado demonstrou que as políticas e práticas hospitalares para a estimular a alimentação infantil, como cuidados pele a pele e alojamento conjunto, são ideais para a maioria dos RN, mas podem ser particularmente relevantes para aqueles com SAN. O alojamento conjunto é preferível e as intervenções não farmacológicas devem ser consideradas a base do cuidado de bebês com exposição a opioides. Saiba mais aqui.

Um trabalho apresentado no AAP 2021 concluiu que recém-nascidos prematuros e com baixo peso ao nascer alimentados lentamente recuperaram o peso corporal ao nascer tardiamente e tiveram maior tempo de internação sem reduzir os riscos de mortalidade e morbidade, em comparação com bebês alimentados mais rapidamente. Veja mais aqui.

Um estudo apresentado no evento, ressaltou que, apesar de o uso da cannabis não fazer parte da rotina da medicina brasileira, é necessário estar alerta para o aumento expressivo e significado do transtorno por uso de cannabis em adolescentes, especialmente naqueles que têm diagnóstico de síndrome dos vômitos cíclicos. Confira os detalhes do estudo aqui.

A sacarose oral é comumente usada para o alívio da dor em neonatos durante procedimentos dolorosos. Por isso, um estudo avaliou seu uso em comparação com o leite materno. Os resultados apontaram que o leite materno não é inferior à sacarose no fornecimento de analgesia durante a punção do calcanhar em recém-nascidos prematuros e pode ser uma alternativa mais segura. Veja mais aqui.

O papel da amamentação na asma infantil é controverso há muito tempo. No estudo apresentado no evento, o aleitamento materno exclusivo e prolongado mostrou fatores de proteção para o desenvolvimento de asma. Saiba mais detalhes aqui.

O estudo de Bouzaher e colaboradores, apesar de ter sido piloto e não ter encontrado significância estatística, é um grande avanço na busca de um opioide com menos efeitos adversos e que possa proporcionar um excelente conforto para o paciente pediátrico grave. No Brasil, no entanto, não dispomos de hidromorfona. Saiba mais aqui.

Relatos de caso

Um paciente do sexo masculino de 9 anos com história de três semanas de náuseas, vômitos, diarreia e febre (máx. 40 ° C). Na admissão, ele apresentava dor abdominal contínua com febre e anorexia, mas o vômito e a diarreia haviam desaparecido. Veja mais sobre o caso apresentado no evento.

Paciente de 21 anos com paralisia cerebral, uma história de shunt ventrículo-atrial para hidrocefalia e distúrbio convulsivo e que se encontrava internado devido a seu estado mental de base. Após o tratamento da sepse com três antibióticos, incluindo cefepima, os indicadores clínicos do paciente melhoraram. No entanto, o paciente, que anteriormente se comunicava com frequência, permaneceu com olhar fixo, sem verbalizar e com falta de responsividade significativa. Saiba mais do caso aqui aqui.

Adolescente do sexo feminino, 16 anos, com obesidade mórbida, deu entrada na emergência com história de cinco dias de febre, tosse, congestão e dificuldade respiratória, além de vômitos, diarreia e dor abdominal difusa. O teste PCR para o vírus SARS-CoV-2 por meio de swab nasofaríngeo foi positivo. Veja mais do caso aqui.

Outros tópicos

Além desses, vários outros temas foram abordados no evento, e destacamos abaixo:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar