ACC 2022: quando realizar ablação após desfibrilações em pacientes com CDI?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em pacientes com indicação de um desfibrilador implantável (CDI), um problema comum são choques (desfibrilações) recorrentes após o implante. O uso de medicações, como amiodarona, e a ablação são opções para o tratamento.

No estudo PARTITA, foi avaliado se o tempo da ablação (precoce vs tardio) após os choques fazem diferença em desfechos clínicos. O grupo “intervenção” recebeu ablação após o primeiro choque, ao passo que o grupo “controle” apenas se choques recorrentes. Os resultados foram apresentados no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022).

ablação após desfibrilação em pacientes em uso de CDI

Quando realizar ablação?

Foram recrutados 517 participantes, sendo que 30% apresentaram TV sustentada e 11% receberam desfibrilação/choque, cujo risco foi maior naqueles com FE < 35%, necessidade de um ressincronizador e IAM prévio. A idade média foi 65-70 anos, uma FE média 30-35% e 80% com IAM prévio.

O grupo com ablação precoce apresentou um risco bem menor no desfecho combinado de mortalidade e/ou piora da IC: 4,3% versus 41,7%. A diferença foi significativa mesmo quando a mortalidade foi analisada separadamente (0% vs 3%).

Mensagem prática

Em pacientes com CDI, a ablação deve ser realizada após um choque apropriado, a fim de reduzir os choques recorrentes e a progressão da cardiopatia.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Bella PD, et al. Does Timing of Ventricular Tachycardia Ablation Affect Prognosis in Patients With an Implantable Cardioverter Defibrillator? Results From the Multicenter Randomized PARTITA Trial. Circulation. 2022;0 3 Apr 2022 https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.122.059598 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.