Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Oncologia / Dia Internacional do Câncer: importância de conscientizar seu paciente
câncer

Dia Internacional do Câncer: importância de conscientizar seu paciente

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: 2 minutos.

Nesta segunda, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional do Câncer. Assim como o Dia Nacional do Câncer, a data foi criada para alertar sobre os perigos da doença e conscientizar a população para a prevenção da neoplasia. Além do rastreio precoce no intuito de identificar antecipadamente o tumor. Uma das ações de conscientização que o médico pode incutir nos pacientes envolve mudanças de hábito, como cessação do tabagismo e bebida alcoólica, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Prevenção do câncer

Conforme explica Henrique Pasqualette, diretor médico do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM), a profilaxia é de extrema importância na sobrevida do paciente. “A maioria dos cânceres não apresenta uma prevenção determinada, mas a população pode se beneficiar da medicina preventiva para a detecção precoce e o controle do avanço da doença”, afirma Pasqualette.

A prevenção primária é uma forte aliada na redução dos fatores de risco, mas a secundária também exerce um papel fundamental. “O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos em estágio inicial”, conclui o médico.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que a neoplasia atinja 600 mil brasileiros em 2019. Conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cânceres com maior incidência por ano são pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Ainda segundo a entidade internacional, pelo menos 30% dos casos de câncer seriam evitáveis caso o paciente tomasse atitudes preventivas.

Confira aqui no Portal PEBMED mais matérias sobre câncer:

Referências:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.