Página Principal > Residência Médica > As 10 diretrizes de 2017 que você não pode deixar de ler
medico usando o tablet

As 10 diretrizes de 2017 que você não pode deixar de ler

Esse ano, diversas diretrizes receberam atualizações que impactaram a prática médica. Para te manter atualizado, selecionamos os 10 guidelines mais acessados e compartilhados de 2017, que você não pode deixar de ler!

1.  Consumo de gorduras e carboidratos e as doenças cardiovasculares – American Heart Association

Em junho, a AHA publicou novas recomendações para ingestão de gorduras e carboidratos, em relação às doenças cardiovasculares. Entre as orientações da associação americana, está a de substituir gordura saturada por gordura poli-insaturada ou monoinsaturada para reduzir os níveis de LDL e triglicerídeos. Leia tudo aqui.

2. Tratamento do IAM com supra-ST – European Society of Cardiology

Em agosto, a ESC publicou uma atualização de sua diretriz para tratamento do IAM com supra-ST. O texto europeu mantém o padrão de publicações anteriores e é focado no plano terapêutico e na melhor abordagem a estes pacientes, com novidades importantes no atendimento ao paciente com dor precordial e diagnóstico de IAM. Saiba tudo aqui.

3. Dislipidemia e prevenção da aterosclerose – Sociedade Brasileira de Cardiologia

Os exames para dosagem do lipidograma não devem mais ser feitos em jejum. Essa é uma das novidades no guideline de dislipidemia e prevenção da aterosclerose publicado em agosto pela SBC. A sociedade trouxe de volta também o ezetimibe, droga lançada na década passada e que, graças a um novo estudo, volta a ser recomendada para tratamento em associação com a sinvastatina. Quer saber mais? É só clicar nesse link.

4. Consumo de suco de frutas por lactentes e crianças – American Academy of Pediatrics

Em maio, a AAP atualizou suas diretrizes sobre o consumo de suco de frutas em lactentes e crianças, recomendando que sucos não sejam introduzidos na dieta de bebês antes dos 12 meses de idade, a menos que clinicamente indicado, devido à ausência de benefícios nutritivos. Veja todas as orientações clicando aqui.

5. Diagnóstico e tratamento da hipertensão – American Heart Association

Mantendo a vanguarda, os americanos mais uma vez inovaram e surpreenderam muita gente ao sugerir uma nova definição para HAS: PAS ≥ 130 mmHg e/ou PAD ≥ 80 mmHg, no seu guideline publicado em novembro. A pergunta é: qual a evidência por trás disso? Houve algum novo estudo inovador e bombástico sobre HAS? Descubra aqui.

6. Diarreia – Infectious Disease Society of America

Em novembro, foi publicado pelo IDSA uma atualização do seu guideline de diarreia infeciosa de 2001. As novidades foram tantas que montamos um especial em duas partes, passando pelos principais pontos. Você pode ler a parte 1 aqui e a parte 2 aqui.

7. Rinite alérgica sazonal – American Academy of Allergy, Asthma and Immunology e American College of Allergy, Asthma and Immunology

Também em novembro, a Joint Task Force on Practice Parameters atualizou sua diretriz para o tratamento farmacológico inicial da rinite alérgica sazonal em pacientes com idade igual ou superior a 12 anos. Uma das recomendações é: para o tratamento inicial, prescrever rotineiramente monoterapia com um corticosteroide intranasal, e não um corticosteroide intranasal em combinação com um anti-histamínico oral. Veja tudo nesse link.

8. Hepatite B, vacinação e rastreio – American College of Physicians e Centers for Disease Control and Prevention

A  vacinação e screening podem reduzir o peso da infecção crônica pelo vírus da hepatite B. Mas quem deve receber a vacina? O rastreamento deve ser realizado em quais pacientes? Leia tudo que você precisa saber aqui.

9. Diabetes tipo 1 – American Diabetes Association

Em setembro, a ADA publicou novas diretrizes para auxiliar clínicos no atendimento a pacientes com diabetes tipo 1. As recomendações foram divididas em três categorias: monitoramento da glicemia, os alvos glicêmicos e a terapia farmacológica. Leia e fique por dentro das novidades.

10. Prevenção de infecção do sítio cirúrgico – Centers for Disease Control and Prevention

A última versão das diretrizes para Prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico do CDC foi publicada em 1999 e, em maio deste ano, novas recomendações atualizadas foram emitidas. Entre as orientações, está a de aconselhar os pacientes a tomar um banho completo com sabonete (antimicrobiano somente quando necessário) ou um agente antisséptico antes da noite anterior ao dia da cirurgia. Veja tudo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.