Ortopedia: amplo leque de atuação e diversidade na rotina

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Ortopedia com a Dr. Ricardo Farias Junior.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Como parte da nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje Dr. Ricardo Farias Junior sobre a Ortopedia. Veja abaixo tudo o que você precisa saber!

1) O que é?

É uma especialidade com foco na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças do sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos.

No princípio voltada ao cuidado de crianças com deformidades na coluna vertebral e/ou membros, agora a Ortopedia cuida de pacientes de todas as idades, desde recém-natos com pés tortos, passando por  atletas necessitando de cirurgias artroscópicas, até idosos com processos degenerativos articulares. Além das fraturas em qualquer idade.

2) Como é o dia a dia?

Em geral, por ser uma especialidade cirúrgica, os ortopedistas tendem a mesclar o seu dia a dia entre rotinas de cirurgias com atendimento ambulatorial. No início da carreira, é comum estarmos alocados nos centros de trauma, atuando nas emergências.

3) Oportunidades de trabalho:

Devido ao amplo leque de atuação, sobre todas as faixas etárias, ambos os sexos, com foco ambulatorial e/ou cirúrgico, o ortopedista pode diversificar sua rotina diária. Podendo trabalhar desde os mais específicos centros de especialidades até num pequeno município com o mínimo de recursos diagnósticos.

4) Número de especialistas:

No momento, temos aproximadamente 13 mil ortopedistas registrados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Curiosidade(s):

– A graduação em Medicina não contempla o mínimo de formação sobre as afecções ortopédicas. Ao ingressar na Residência Médica, o futuro ortopedista encontra um mundo novo de ângulos normais e patológicos, mecanismos de trauma, de desvios aceitáveis… e muitos epônimos! Sim, qualquer acidente ósseo, técnica cirúrgica, via de acesso, exame físico, fraturas, e por ai vai… tem o nome de quem descobriu ou descreveu! Portanto, trate de aprender técnicas de memorização.

6) Especialidades correlacionadas:

Reumatologia (em conjunto nas afecções articulares), Neurologia (déficit motores, afecções placa motor, etc), Neurocirurgia (afecções na coluna vertebral) e Fisiatria (nos processos de reabilitação).

7) Área de atuação:

A área de atuação é enorme. Além dos segmentos de subespecialidades (coluna vertebral, ombro e cotovelo, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé, pediátrico, trauma, onco-ortopedia, osteo-metabólica) temos a possibilidade de atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos.

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

Venha preparado. Esse é o melhor conselho. As especialidades cirúrgicas necessitam de uma verdadeira imersão hospitalar. Ninguém aprende a operar apenas com livros. Saiba que você terá que conciliar uma forte base teórica (afinal, é um mundo novo) com muitas horas de atividades práticas. Serão muitos plantões, rotinas cirúrgicas, visitas nos fins de semana para começar a entender como é a história natural das patologias ortopédicas. E, ao fim da residência, você estará apto e habilitado na arte da reconstrução humana.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja também as especialidades que já falamos por aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades