ACC 2022: preditores de degeneração valvar aórtica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma das preocupações com as valvas biológicas é a degeneração, isto é, a perda de funcionalidade, com o passar dos anos. Esta complicação é mais comum em posição aórtica, onde o gradiente pressórico e o “shear stress” são maiores que na mitral.

O estudo SURTAVI, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), analisou banco de dados de estudos com TAVI e SAVR (valvas com troca cirúrgica tradicional) e o seguimento destes pacientes por 5 anos. A ideia era estudar a durabilidade da TAVI em comparação com a cirurgia tradicional.

ACC 2022 preditores de degeneração valvar aórtica

Degeneração valvar

A “degeneração valvar” foi definida tanto como estenose, com gradiente VE-Ao >= 20 mmHg, como pela regurgitação paravalvar. A amostra apresentou cerca de 970 pacientes com SAVR e 1.100 com TAVI. O resultado mostrou degeneração em 4,3% com SAVR e 2,5% com TAVI, uma diferença estatisticamente significativa.

Como análise secundária, nos pacientes com ânulo pequeno (< 23 mm) o risco de degeneração foi maior. Outro achado foi que pacientes com degeneração, seja SAVR ou TAVI, apresentaram pior prognóstico, com maior mortalidade – HR 1,98 (p<0,05).

Mensagem prática

Este é um ótimo estudo mostrando o risco de degeneração valvar e que a TAVI tem durabilidade talvez até melhor que a cirurgia tradicional, o que ratifica sua escolha hoje como principal procedimento na estenose aórtica.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#ACC 2022. CoreValve US Pivotal and SURTAVI Trials Show Rate of SVD Lower With TAVR Than With SAVR. Disponível em:  https://www.acc.org/Latest-in-Cardiology/Articles/2022/04/03/13/22/Mon-830am-SURTAVI-acc-2022
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.