Leia mais:
Leia mais:
ACC 2022: FFR versus USIV para avaliação de estenoses e repercussão hemodinâmica
Em lesões complexas, uso do USIV melhora prognóstico [ACC 2019]
FFR para planejar cirurgia de revascularização do miocárdio é útil?
FFR versus tratamento clínico na angina estável
FFR (Fractional Flow Reserve): você sabe usar?

ACC 2022: FFR versus USIV para avaliação de estenoses e repercussão hemodinâmica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O FFR (fractional flow reserve) e o ultrassom intravascular (USIV) são opções para avaliar se uma estenose tem repercussão hemodinâmica e, como tal, se vale a pena a angioplastia com stent. O objetivo do estudo FLAVOUR foi comparar as duas técnicas, e o desfecho primário foi um combinado de mortalidade, IAM e necessidade de revascularização em dois anos. Foram incluídos pacientes referenciados para angioplastia com lesões de 40 a 70%; o ponto de corte utilizado no FFR foi <= 0,80. Os resultados foram divulgados no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022).

Um total de 1682 participantes foram randomizados em dois grupos e acompanhados por 24 meses. A idade média foram 65 anos, 70% de homens, 63% com angina estável e 30% com síndrome coronariana aguda; 50% dos pacientes eram multivasculares. O grupo com USIV realizou mais angioplastias (53% vs 33%, p<0,05), mas isso não teve impacto no desfecho clínico: o desfecho primário ocorreu em 8,1% no grupo FFR e 8,5% no USIV, o que mostrou equivalência dos métodos em eficácia.

Um dos desfechos secundários foi se a angioplastia com stent preencheu critérios de “ótimo resultado em termos angiográficos”, isto é, se stent e fluxo ficaram bons, e ambos os grupos foram equivalentes.

FFR

Mensagem prática

Ambos os métodos são opções para orientar o cardiologista se uma lesão intermediária precisa ou não ser abordada com stent. A escolha ficará por critérios anatômicos e experiência da equipe de hemodinâmica.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Fractional Flow Reserve and Intravascular Ultrasound-Guided Intervention Strategy for Clinical Outcomes in Patients With Intermediate Stenosis - FLAVOUR. American College of Cardiology. Disponível em: https://www.acc.org/latest-in-cardiology/clinical-trials/2022/04/02/16/16/flavour
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.