Medicina Nuclear: prazer em lidar com a tecnologia

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Medicina Nuclear com a Dr. Francisco Coelho.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Continuando a nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje Dr. Francisco Coelho fala tudo que você precisa saber sobre a Medicina Nuclear.

1) O que é?

Na Medicina Nuclear o profissional se utiliza de uma grande gama de radionuclídeos, compostos instáveis que degeneram produzindo radiação ionizante, com fins diagnósticos e terapêuticos. São exemplos de atuações da especialidade a realização de cintilografias e imagens PET dos mais diversos órgãos e sistemas do corpo humano, com o uso de diversos compostos ligados aos emissores radioativos, os radiofármárcos, bem como o tratamentos, se baseando na capacidade que a radiação proveniente dos emissores administrados ao paciente tem de causar dano celular.

2) Como é o dia a dia?

O médico nuclear tem uma rotina de consultas (pré-exame ou pré-tratamento), supervisionar administração de doses e aquisição de imagens, além de processamento dos exames e emissão de laudos. Essa rotina normalmente se dá durante o expediente diurno e em dias úteis, apenas poucos locais especializados com funcionamento em expediente noturno de emergência ou fins de semana.

3) Oportunidades de trabalho:

A grande maioria dos profissionais da área trabalha em grandes centros, onde se concentra a estrutura necessária para sua atuação. É uma área em expansão para centros de médio porte e ainda com poucos profissionais especializados.

4) Número de especialistas:

No momento, temos aproximadamente 800 médicos nucleares registrados pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Curiosidade(s):

– A Medicina Nuclear é uma especialidade relativamente jovem, com seus primeiros passos no pós-segunda guerra, após o desenvolvimento da tecnologia de cíclotrons e produção de radionuclídeos em quantidade suficiente para uso médico, datando da década de 50 o início do uso de 131I para tratamento de doenças da tireoide. Apenas em 1971 a American Medical Association reconheceu a Medicina Nuclear como especialidade, que vem se firmando cada vez mais na prática clínica, principalmente em países do primeiro mundo.

6) Especialidades correlacionadas:

A Radiologia com certeza é a especialidade mais intimamente ligada à medicina nuclear, as duas sendo representantes da grande área de diagnóstico por imagem. Essa relação se tornou ainda mais próxima com o advento dos métodos tomográficos híbridos nas últimas décadas (SPECT/CT e PET/CT).

7) Área de atuação:

Por haver uma grande gama de exames diagnósticos e tratamentos, a Medicina Nuclear atua em colaboração à quase todas as especialidades, sendo a Oncologia Clínica e Cirúrgica, Endocrinologia e a Cardiologia as principais, mas não únicas, áreas de grande interesse da Medicina Nuclear.

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

Poeticamente, o médico nuclear está para a fisiologia e patologia como o radiologista está para a anatomia. Atualmente, residente na área será treinado para realizar diagnósticos e tratamentos utilizando diversos radiofármacos já existentes, mas também é preparado para lidar com inovações que ainda estão por vir. É uma especialidade em constante evolução, em que novas tecnologias e fármacos são desenvolvidos a todo momento, logo, o especialista na área deve ser uma pessoa que tenha prazer em lidar com a tecnologia.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja as outras especialidades que já falamos por aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão