Hematologia e Hemoterapia: ótima escolha para quem gosta de variar no trabalho

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Hematologia e Hemoterapia com a Dr. Kallic Fonseca.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Continuando nosso especial com artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje é dia de falar sobre a Hematologia e Hemoterapia com o Dr. Kallic Fonseca.

1) O que é?

A Hematologia e Hemoterapia é a especialidade responsável por investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico, e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue.

A formação necessária para formar o hematologista envolve dois anos de Residência Médica em pré-requisito de Clínica Médica e mais dois anos em Hematologia e Hemoterapia, com um terceiro ano opcional em transplante de medula óssea.

2) Como é o dia a dia?

A rotina do hematologista envolve a assistência a pacientes já diagnosticados ou em investigação, seja em consultório ou em hospitais, além de atendimento como parecerista para outras especialidades. No caso de neoplasias hematológicas, a prescrição da quimioterapia faz parte do escopo. Para auxiliar no diagnostico e tratamento, o profissional pode lançar mão de exames complementares como aspirado de medula óssea, punção lombar e hematoscopia.

3) Oportunidades de trabalho:

A Hematologia é uma especialidade com procura menor do que a maioria das outras especialidades clínicas, com isso – e aliado ao fato de as áreas de atuação serem diversas como será visto a seguir – as oportunidades de trabalho são maiores e envolvem desde o contato direto com o paciente até atividades em laboratórios e/ou burocráticas.

4) Número de especialistas:

No momento, temos aproximadamente 2.300 hematologistas registrados pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Curiosidade(s):

– A especialidade é uma das que mais avança em novos tratamentos e técnicas diagnosticas graças a genética. Além disso, também apresenta uma variada gama de oportunidades de trabalho e atendimento a adultos e crianças. Essa heterogeneidade de cargos – que vão desde médico hospitalista até coordenador de banco de sangue – fazem da especialidade uma ótima escolha para quem gosta de variar no ambiente de trabalho.

6) Especialidades correlacionadas:

A especialidade se relaciona com praticamente todas as outras áreas clinicas, com destaque para a Reumatologia e Oncologia.

7) Área de atuação:

O hematologista poderá atuar na assistência direta aos pacientes, seja em consultórios, hospitais e centros de transplante de medula óssea, assim como pode trabalhar na supervisão de laboratórios de analises clínicas e bancos de sangue. A área de pesquisa também vem crescendo com diversas linhas de pesquisa para diferentes doenças do sangue.

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

Como toda especialidade clínica, o olhar atento e cuidadoso para o paciente deve ser o norte do medico hematologista. A forma de ouvir e entender seus desejos e medos se faz imperativa ainda mais quando se trata de doenças malignas que necessitam de tratamento quimioterápico. O conhecimento das bases da genética também é ferramenta importante para o melhor entendimento da área, merecendo atenção especial para os interessados em seguir carreira. Boa sorte para os que escolherem essa especialidade, que é motivo de orgulho para todos que optam por segui-la.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja as outras especialidades que já falamos por aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão